Televisão norueguesa

No dia 19 de maio recebi o seguinte comentário do leitor Curioso:

“Uma dúvida que eu tenho: como é a televisão norueguesa? O que eles exibem? Séries, novelas, programas de tv, reality show… E quais os nomes e mais famosas?”

Há algum tempo escrevi uma postagem sobre a televisão lenta. Este formato é exibido somente na televisão estatal, a NRK. Uma série produzida pela NRK que fez um sucesso enorme no ano passado e este ano é Skam (vergonha). Vi no You Tube que é possível encontrar episódios desta série legendados em português. A série mostra alguns problemas enfrentados por jovens noruegueses como homossexualidade, bebidas e drogas, festas, discriminação religiosa e outros. Eu assisti a todas as temporadas e usei até alguns episódios em minhas aulas de religião e ciências sociais.

Um programa que eu e meu marido particularmente gostamos de assistir de vez em quando é Nattpatruljen (algo como Patrulha Noturna), que passa no canal Max. Um cameraman pega carona em uma viatura de polícia nas maiores cidades da Noruega por uma noite e filma as ocorrências (com os rostos dos envolvidos devidamente ocultos).  Nós gostamos especialmente de ver os programas feitos aqui em Trondheim, pelo fato de conhecermos os locais onde os policiais estão. No You Tube pode-se encontrar trechos deste programa.

Embora a Noruega tenha algumas produções nacionais, a maior parte do que é exibido na TV é importado do Reino Unido e Estados Unidos. Séries de crime e mistério como Poirot, Vera, sitcoms como Friends, Big Bang Theory, Grey’s Anatomy, CSI são alguns exemplos. Reality shows também são populares, como Paradise Hotel – eu não assisto, mas acho que é parecido com o Big Brother. Programas de talento como Ídolos, Norske talenter (versão norueguesa do America’s got talent e Britain’s got talent), The Voice são bastante populares também.

As novelas, ao contrário do Brasil, não fazem sucesso por aqui. A única novela genuinamente norueguesa, Hotel Caesar, que foi ao ar durante mais de 10 anos, teve seu final há algum tempo. Devo muito a esta novela durante meu aprendizado do norueguês. Gostava de assistir aos capítulos com legendas para portadores de deficiência auditiva, e com isso aprendi muitas palavras e expressões.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s